DIDÁTICA DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA
A matemática pode ser
vista em todos os lugares, desde as tarefas mais simples a mais complexa. Desta
forma estamos constantemente fazendo uso da matemática. A percepção que se tem
quanto a questão de utilização da matemática, pode ser também o tipo de
pensamento que servirá de suporte ao que pretende-se alcançar quanto ao ensino
da matemática nas escolas, procurando enfatizar o conhecimento da matemática
para utilização na vida prática, no cotidiano.
A matemática surge devido à própria
necessidade humana de organização, de edificar, mapear e medir o tempo,
calcular espaços, de negociar e de controlar as atividades rotineiras. Assim,
as aplicações da matemática nas sociedades primitivas estavam vinculadas às
tarefas agrícolas, aos rituais, as construções e várias outras atividades
exercidas por aquelas sociedades que reforçam a afirmativa de que a matemática
está presente em nossa vida e na natureza.
Quanto ao ensino da
matemática, nos tempos atuais existe um novo olhar sobre a própria utilização
da matemática. As novas exigências fazem surgir ou procuram fazer surgir um
aprendizado para o é realmente útil. Coisas aparentemente simples seriam
impossíveis de serem praticadas se não fosse a matemática.
No ensino tradicional,
tanto a matemática como também outros campos dos saberes utilizam-se de métodos
que privilegiavam a memorização o chamado “decoreba”, onde o aprendente era
visto como uma “tábula rasa”. Acreditava-se que a aprendizagem seria a
transmissão do conhecimento, sendo que o aluno (sem luz) o qual seria iluminado
pelo professor. Com isso, supunha-se que o aluno não tivesse qualquer tipo de
conhecimentos prévios ou até mesmo a capacidade de encontrar caminhos para
construção do conhecimento.
Hoje muita coisa mudou no
campo do ensino, entretanto, ainda encontram-se presentes na didática de alguns
professores elementos que comprovam a metodologia tradicionalista. A ênfase na
memorização, aulas expositivas e no uso de formulas que os alunos devem decorar
para realização de prova. Não fazendo, no entanto, nenhuma relação com a vida
prática.
Aprender matemática não
deveria ser algo pedante, antes poderia e pode ser algo agradável e prazeroso.
Mas, para que isso aconteça é preciso compreender como se dá a aprendizagem
pelo aluno, ou seja, como o aluno aprende.
Seria também
interessante que a matemática ensinada nas escolas fosse a matemática da
utilização e da percepção da vida.
Tudo à nossa volta está
relacionado de alguma forma à matemática: as formas geométricas, as ordenações
de objetos, o tempo, o espaço, os cálculos, enfim, estamos sempre em constante
interação com o mundo da matemática. Por isso, não se pode admitir aulas que
não permitam esta observação ou até mesmo professores que estimulem o medo na
resolução de problemas.
Jogar futebol, ler as
horas de um relógio, planejar a construção de uma casa, calcular as compras,
planejar uma viagem, escolher em qual cadeira sentar-se em sala de aula, jogar
amarelinha, preparar um bolo, tocar um instrumento, cantar, efetuar pagamento,
receber troco, usar uma calculadora, agendar as tarefas diárias, etc.;... São
coisas comuns e que deveriam ser lembradas e utilizadas para se ensinar
matemática.
É claro que todos os
exemplos mencionados nos parágrafos anteriores são possíveis a partir de um bom
planejamento de aula. Talvez, seja um pouco mais trabalhoso, porém a satisfação
de quem ensina e de quem aprende vale o esforço e dedicação.
Educação a Distância - 10 Motivos para Estudar
Empresa Mantenedora da ABED | ||
O Cursos 24 Horas é uma empresa mantenedora da ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância. Nosso nome e logo é exibido na página de Mantenedores da ABED.
| ||
Funcionários treinados conosco | ||
Outra prova de qualidade do sistema de ensino é o número de empresas que já tiveram funcionários treinados conosco. Veja na imagem ao lado algumas dessas empresas.
| ||
Professores Altamente Qualificados | ||
Uma equipe de professores altamente qualificados fica à disposição para atender aos alunos, corrigindo exercícios, enviando material adicional e tirando todas as
dúvidas que possam surgir durante o curso. Para saber mais sobre nossos cursos clique no link ao lado: CLIQUE AQUI! | ||